
“Isto tem dono! Sou eu, Pedro Rolo Duarte, 1º C, nº 20” – e assim está escrito à mão, em letras grandes, na folha de abertura do álbum que reúne as primeiras 26 edições da Tintin, “a revista dos jovens dos 7 aos 77 anos”. Quando comecei a lê-la, em 1972, já tinha alguns anos de vida. Mas, pelos vistos, consegui comprar mais tarde o primeiro volume encadernado. Foi caro: 150 escudos. E aqui está a capa do número um, que custava 5 escudos em 1968. Foi no Tintin que conheci Michel Vailland, Astérix, Lucky Luke e, mais tarde, Hugo Pratt e o seu extraordinário Corto Maltese...
O que eu não sabia, e verifico com surpresa na ficha desta primeira edição, é que o chefe de redacção do Tintin, nestes anos de 68, era Dinis Machado, o homem de “O Que Diz Molero”. Agora até fiquei baralhado...
De
Babão a 28 de Março de 2009
Ai Pedro, Pedro, como não sabias que o meu amigo Diniz Machado tinha sido chefe de redacção do Tintin? Quem se interessa por estas coisas sabe. sabia e saberá para sempre. Era ele quem respondia ao Correio dos jovens, era ele quem escolhia as pranchas, enfim, foi durante anos o homem do Tintin. Até que chegou «O Que diz Molero» e o «mundo» descobriu um escritor escondido na redacção do Tintin.
Gostava muito do Diniz e tenho muitas saudades dele.
De Pedro Duarte a 3 de Abril de 2009
Michel Vailland?
De Vasco Rosa a 4 de Abril de 2009
Não te fazia mal nenhum falares da doença de Vasco Granja e do esquecimento a que tem sido votado.
De hcesar a 27 de Abril de 2009
Quem respondia aos leitores era o Vasco Granja. Não sabia que o VG estava doente.
Há uma edição da Asa dedicada a VG e por aí fica-se a saber que Diniz Machado trabalhava nessa editora. Penso que era a Ibis e que até lançou os livros de Dennis McShade.
Essa edição da Asa é uma bela homenagem a VG. Tenho pena que esteja doente mas os meios de comunicação também não podem andar sempre a falar das pessoas só porque estão doentes. Poderia era haver um documentário televisivo sobre VG e o seu contributo para a animação em Portugal.
De hcesar a 4 de Maio de 2009
Tanto estava doente que acabou por falecer esta madrugada. Vamos lá a ver que homenagem é que vai ser feita pela RTP.
Comentar post